Festas e Romarias

Santo Amaro

Sendo uma das festas mais antigas, para além da Festa do Divino Espírito Santo, ocorre a 15 de janeiro, na qual, atualmente se celebra três missas. Nesta festa podemos contar com um diverso número de devotos que vão cumprir as suas promessas.

Este dia é conhecido pela população por “Amarrar o Santo”, ou seja, as pessoas deram este nome por comerem regueifa com figos, que são tradicionalmente vendidos à porta da Igreja no fim das missas.

Senhor dos Passos

Na terceira semana de março, a partir do ano de 2009, começou-se a organizar a Festa do Senhor dos Passos nesta Freguesia, esta consiste na deslocação da Nossa Senhora da Igreja Paroquial para o Largo da Feira Nova e da deslocação do Senhor, da Capela do Divino Espírito Santo para o Largo da Feira Nova, onde estes se encontram e por fim há um sermão.

13 de maio

No dia 13 de maio na Freguesia do Coronado celebra-se as Aparições de Nossa Senhora de Fátima. Neste dia é realizada uma procissão, que percorre grande parte de S. Romão do Coronado. Os meninos do 6º ano da catequese celebram a sua Profissão de Fé, sendo o único local em todo o país a fazê-lo.

O dia 13 de maio é considerado um dia de grande devoção pela população da Vila do Coronado, fazendo com que seja feriado local na Vila.

Divino Espírito Santo

Uma das festas mais antigas de São Mamede, realiza-se sete semanas após a Páscoa. Este festejo tem a duração de quatro dias (sexta, sábado, domingo e segunda) sendo o domingo o dia em que se realiza a Profissão de Fé. Nos dois primeiros dias é celebrada a parte profana com a atuação de bandas de músicas.

No terceiro dia é realizada a eucaristia onde se celebra a comunhão solene seguida de uma procissão que sai da Igreja e acaba na Ermida do Espírito Santo.

No quarto e último dia de celebração religiosa é realizada a Missa na Capela em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes.

Santa Eulália

A Santa Eulália é umas das santas na qual tem direito a uma festa em sua honra na Freguesia do Coronado. A Festa realiza-se no Largo da Santa Eulália em São Romão do Coronado, no primeiro fim-de-semana de agosto. Realiza-se de dois em dois anos, alternadamente com a Festa de São Bartolomeu. A Festa da Santa Eulália dura três dias e é composta por atividades religiosas, como por exemplo, a procissão desde a Igreja Paroquial de São Romão do Coronado, passa pela Capela da Santa Eulália onde é realizado um sermão e depois volta para a Igreja Matriz. Os divertimentos infantis, as tasquinhas e muita animação também fazem parte desta Festa.

São Mamede (Padroeiro)

No dia 17 de agosto de cada ano é celebrada na Praça 25 de Abril, Trinaterra, local onde consta uma imagem de São Mamede em sua homenagem, uma comemoração em honra do padroeiro desta Freguesia com a celebração Eucarística no próprio dia, e a parte profana é celebrada com um conjunto musical.

São Bartolomeu

A Festa de São Bartolomeu, conforme foi dito anteriormente realiza-se de dois em dois anos alternadamente com a Festa de Santa Eulália. Realiza-se no Largo do São Bartolomeu no dia 24 de agosto, é também celebrada durante três dias com atividades religiosas, nomeadamente procissão da Capela de São Bartolomeu até à mesma.

Igualmente como a festa de Santa Eulália esta festa contém divertimentos infantis, tasquinhas e muita animação.

São Martinho

No dia 11 de novembro ou no fim-de-semana a seguir os populares do Lugar da Biqueira realizam um Magusto na rua ao som de uma banda. Em relação à parte religiosa é realizada uma missa campal no lugar em Honra de São Martinho.

São Romão (Padroeiro)

Esta festa é em honra de um dos oragos da Freguesia, neste caso São Romão, e realiza-se a 18 de Novembro no Largo do Seixinho. Esta festa é organizada pela Comissão de Festas da Santa Eulália, ou pela Comissão de Festa de São Bartolomeu, sendo um ano cada Comissão. Neste dia é organizado uma missa na Igreja Paroquial de São Romão e de seguida há uma procissão até ao Santo Padroeiro, no lugar do Seixinho. No fim há sempre um arraial, com vários petiscos, para os presentes.

Imaculada Conceição

No dia 8 de dezembro de cada ano, realiza-se no lugar de Mendões a festa em Honra da Imaculada Conceição que veio substituir a festa em Honra da Nossa Senhora de Lurdes.

Neste dia por volta das 11 horas, dá-se uma missa solene no local onde contém uma imagem da Santa em sua homenagem. Na parte de tarde temos a parte profana em que existe diversas atuações de ranchos folclóricos.

 

Siga-nos