Berço da Arte Sacra

Os Santeiros de Coronado são célebres, sendo as esculturas de vários artistas uma referência, sobretudo do Coronado, onde sobressaem os nomes dos artesãos Manuel Thedim,  Avelino Vinhas, Boaventura Matos, Alberto Vieira de Sá, Augusto Ferreira, Jorge Brás, Manuel dos Santos, entre outros ateliês de arte sacra.

Contudo, o Santeiro com mais destaque é sem dúvida José Thedim, escultor da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na capelinha das aparições, no Santuário de Fátima.
 

José Thedim nasceu em São Mamede do Coronado em 1892 e aí morreu em 1971. Assim como seu pai e irmãos, José Thedim ganhou o gosto pela escultura.
 

As suas estátuas primavam pela exuberância, sendo o único, da sua época, a moldar, a desenhar e a fazer. Seria esse profissionalismo que levaria a Igreja a escolher Thedim para talhar a figura de Nossa Senhora de Fátima.


Sem figura para assinalar o 13 de Maio, o Santuário encomendou uma imagem à Casa Fânzeres, de Braga, que a confiou a Thedim. Mas o contacto não terá sido casual, já que Thedim era amigo do antigo pároco de São Mamede, e o bispo de Leiria, na época das Aparições, era de São Pedro de Fins.


Escolhido o Santeiro, Thedim foi levado até à irmã Lúcia para recolher dados para o trabalho. Acabada a obra, com um metro e três centímetros de altura, a imagem seguiu para o Santuário, e foi benzida pelo Pároco de Fátima a 13 de Maio de 1920, e a 13 de Junho foi colocada na Capelinha das Aparições.


A partir daí o trabalho de Thedim internacionalizou-se a tal ponto que, em 1931, Pio XI atribuiu-lhe o título de Comendador da Santa Sé. Incansável, o escultor criou, em 1947, a Virgem Peregrina, seguiu-se São João de Deus, “Pietà”, várias homenagens e um pedido especial do antigo presidente norte-americano, Eisenhower, que lhe encomendou uma “Santane de Beauprais”.


Hoje, a obra de Thedim está espalhada por galerias, igrejas, mosteiros e conventos de todo o Mundo.
 

Desde 2013, que a Junta de Freguesia, registou a Vila do Coronado, como “Berço da Arte Sacra”, pelo fato de a primeira imagem da Nossa Senhora de Fátima, ter nascido na Freguesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga-nos